segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Questão quilombola

x
Reforma Agrária paralela
x
A Fundação Palmares acaba de reconhecer mais 37 áreas de quilombolas, subindo para 1.289 o total de comunidades em condições de reivindicar a posse das terras e também cobrar assistência especial do governo.
x
Em 2004, quando começaram os reconhecimentos, foram formalizadas 114 comunidades, mas um mapeamento atual aponta a existência de 3.524 comunidades. Algumas ONGs já falam em 5.000!
x
Em 2008, o assunto provocou acesas discussões entre defensores dos quilombolas e representantes dos ruralistas, que se sentem ameaçados pelo risco de perder terras – e com toda razão.
x
Se as 5.000 possíveis comunidades forem atendidas em suas reivindicações, o Brasil terá de encontrar para elas 240.000 km² de terras, área equivalente à do Estado de São Paulo.
x
Não é à toa que os defensores dos quilombolas vêm afirmando que o País apenas começa uma nova e ampla Reforma Agrária!

No ano passado, o governo aparentou fazer um recuo estratégico para tentar embair os ruralistas... Para ser reconhecido um território quilombola, agora não basta a simples auto-declaração de um representante quilombola junto à Fundação Palmares, mas necessita também de um atestado antropológico.

Sim, um laudo antropológico! Nossos leitores já conhecem como são encomendados e feitos tais laudos para efeito de demarcações indígenas e quilombolas (*). Aliás, eles gozam de infalibilidade junto às nossas autoridades...
x
Remember Raposa/Serra do Sol.

(*) Consultar livros recomendados por este Blog: “Tribalismo Indígena” e “Revolução Quilombola”.
x

Nenhum comentário: