quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Plinio Corrêa de Oliveira


xCentenário de nascimento

x
Entre as manifestações de preito a Plinio Corrêa de Oliveira no transcurso do centenário de seu nascimento, o Deputado Lael Varella (DEM-MG) pronunciou discurso na Câmara dos Deputados, onde fez ecoar traços salientes da vida de pensamento e ação do homenageado.
x
Assim, iniciou ele sua alocução no dia 17/12/2008: “Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, no último dia 13 de dezembro, o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira promoveu na cidade de São Paulo comemorações atinentes ao centenário de nascimento de um dos maiores, senão o maior líder católico da Terra de Santa Cruz de todos os tempos. Como dever de justiça, minha oração hoje pretende homenagear aquele que assinalou de ponta a ponta o século XX não apenas como homem de pensamento, mas como incansável lidador por ideais que nunca morreram”.
z
O parlamentar mineiro continuou: “... há cem anos nascia na capital bandeirante este brasileiro descendente de duas ilustres estirpes - uma paulista e outra pernambucana - que consagrou sua vida à nobre luta em defesa dos princípios da civilização cristã. Sob sua égide se constituiu o maior conjunto de associações anticomunistas de inspiração católica em todo o mundo sob o estandarte da tradição, família e propriedade. Este grande brasileiro, Sr. Presidente, meus nobres pares, é Plinio Corrêa de Oliveira”.
x
Ao salientar o papel de Plinio Corrêa de Oliveira no panorama brasileiro no século XX, Lael Varella o qualificou de decisivo ao alertar e orientar a opinião pública nos momentos cruciais da vida nacional. O Deputado colocou ênfase nas intervenções públicas contra o agro-reformismo iniciadas em 1960 com o best-seller Reforma Agrária - Questão de Consciência, o que impediu a destruição da dinâmica agricultura brasileira, evitando que o Brasil rolasse para o abismo.
x
Referindo-se a Plinio Corrêa de Oliveira enquanto parlamentar, Varella evocou a criação da Liga Eleitoral Católica – LEC e à sua eleição em 1934 como o mais jovem e mais votado Deputado Constituinte, ao obter o dobro de votos do segundo candidato, o ilustre líder político Prof. Alcântara Machado. Plinio Corrêa de Oliveira atuou na Constituinte como um dos maiores líderes do grupo parlamentar católico.
x
Depois de rememorar muitos dos predicados de Plinio Corrêa de Oliveira e de sua gesta, o Deputado Lael Varella pediu a transcrição para os Anais da Câmara dos Deputados da calorosa e filial homenagem publicada na Folha de São Paulo pelo Instituto Plinio Corrêa de Oliveira e o conjunto de associações co-irmãs e autônomas constituídas em torno dos ideais de tradição, família e propriedade.

x

Nenhum comentário: