terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Atenção CIMI! Atenção CNBB! Atenção FUNAI!

x
Indígenas preferem golfe a apito
x
xx
No campo de golfe mais alto do mundo, Marta Mamani e suas companheiras jogam uma partida amistosa.
x
Várias mulheres aproveitam seu tempo livre para jogar, treinar seu swing, e inclusive organizar seus próprios torneios, em um campo a 3.300 metros de altitude.
x
Seis mulheres aimarás que trabalham no Clube de Golfe de La Paz treinam o esporte em Mallasilla, a 12 km ao sul da capital, numa cancha de 18 buracos construída sobre 60 hectares, onde realizam seus próprios campeonatos.
x
"Elas são funcionárias do clube – cancheras, como as chamamos –, que cortam a grama e cuidam dos jardins, e nos seus torneios participam entre 30 e 40 pessoas, com o pessoal do Clube ou as damas do clube", declarou a gerente, Susana Ariñez.
x
Durante os dias de campeonatos oficiais do Clube de Golfe –fundado em 1912 e do qual foram sócios os ex-presidentes da Bolívia Mamerto Urriolagoitia (1940-51), Gonzalo Sánchez de Lozada (1993-07 e 2002-03) e Carlos Mesa (2003-2005) –, as mulheres aimarás atuam como caddies [carregadoras de tacos].
x
Quando não há torneios, elas aproveitam o espaço disponível para praticar este esporte, que nasceu na Escócia no século XVI e se estendeu depois à Inglaterra.
x
Uma delas é Martha Mamani, canchera do clube, para quem não constitui nenhum impedimento sua pollera (grossa saia aimará, com pregas múltiplas), para golpear as bolas de golfe, utilizando velhos tacos de propriedade do clube.
x
Ao se exercitarem, as mulheres indígenas não vestem os típicos trajes das mulheres golfistas, como as camisetas de gola ou os sapatos especiais, mas recorrem a seus trajes comuns, como tradicionais suéteres de lã de alpaca ou sapatos com solas de couro.
x
O Clube de Golfe de La Paz foi fundado por engenheiros e funcionários britânicos da empresa inglesa Bolivian Railway, que construiu a primeira e única via férrea entre os Andes da Bolívia e os portos chilenos do Pacífico, logo após a guerra entre os dois países em 1879.
x
O clube, do qual participou e ainda participa a elite da Bolívia, é o campo onde também disputaram encontros não oficiais personagens internacionais, como o ex-presidente argentino Carlos Menem e seu ex-homólogo boliviano e amigo pessoal, o socialdemocrata Jaime Paz Zamora.
x
Assim este esporte também chegou a todas as classes sociais, talvez do mesmo modo como se iniciou no século XVI, com uma partida disputada entre o Príncipe de Gales e o hábil sapateiro John Paterson, como conta a história do golfe.
x
Fonte: Matéria e foto da AFP
x

Nenhum comentário: