quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Voz solitária

x
Bispo condena indigenismo
x
A notícia é de setembro, mas por dever de justiça vale a pena registrá-la. Este BLOG vem apontando o CIMI (Conselho Indigenista Missionário), ligado à CNBB, como o responsável por toda a política desastrada do governo federal em relação aos índios.
x
Como se levantou a voz de um bispo -- note-se que até agora parece ser a única -- em sentido contrário, este BLOG tem satisfação em divulgá-la. Talvez ela fique para a História!
x
* * *
x
Campos Grande - Após reunião no dia 22/09/08, o governador André Puccinelli e o presidente da FUNAI firmaram acordo prevendo a fixação de novas diretrizes para os estudos antropológicos nas terras ocupadas por índios e que se transformarão em reservas.
x
As ações da FUNAI ao demarcar terras indígenas em 26 municípios sul-mato-grossenses mobilizaram produtores e entidades por entenderem que as arbitrariedades do órgão indígena representam séria ameaça à economia do Estado.
x
Uma voz importante nesse sentido foi a do bispo de Dourados, Dom Redovino Rizzardo, que tendo se reunido com os produtores, colocou sob suspeita o CIMI ao dizer que a ONG – ligada à CNBB – já não sabe se seus membros estão a serviço de Deus ou de seus próprios interesses.
x
Dom Redovino deixou claro que não são verdadeiras as afirmações do CIMI de que a Igreja Católica apóia as portarias da Funai em Mato Grosso do Sul: "O CIMI não pode falar pela CNBB, nem pelos bispos de Mato Grosso do Sul".
x
Além disso, afirmou ele também não concordar que se faça justiça aos direitos dos índios com a injustiça sobre os direitos dos produtores.
x
Fonte: http://www.alerta.inf.br
x

Nenhum comentário: