quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Depois das eleições, MST volta a atacar

x
“Sem-terra” invadem fazenda no Paraná
x
Dois mil sem-terra invadiram a Fazenda Variante, em Porecatu-PR, sob alegação de que o Ministério do Trabalho e o Ministério Público encontraram, em vistoria realizada em agosto, 17 trabalhadores em “situação degradante, análoga ao trabalho escravo”.
x
A fazenda deve ser expropriada porque não se admite que haja trabalho escravo”, disse o líder do MST na região, José Damasceno. Já Fábio Antônio Garcia Fabiani, advogado da Usina Central do Paraná, dona da fazenda, contestou que haja trabalho análogo ao de escravo. “Temos uma decisão da Vara do Trabalho de Porecatu dizendo que isso não existe.”
z
A propriedade possui 1.362 hectares e, de acordo com o advogado, é utilizada para a plantação de cana e criação de gado. “Nós fizemos a nossa parte e a Justiça fez a dela, agora o cumprimento da liminar é uma decisão política.”
x
O líder dos sem-terra disse que já esperava a decisão. “É um comportamento natural da Justiça”, afirmou. Mas o MST pretende permanecer na área para pressionar a aprovação imediata da PEC 438/2001, que prevê a expropriação das fazendas que exploram trabalhadores em condições de escravidão.
x
Fonte: OESP, 5/11/2008 - Evandro Fadel
x

Nenhum comentário: