sábado, 6 de setembro de 2008

Papa ouvirá verdade sobre a Raposa/Serra do Sol



Deputada fala com o Núncio


A deputada Maria Helena Veronese, acompanhada do deputado Fábio Ramalho, foi recebida pelo representante do Papa no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, em audiência para discutir a questão da terra indígena Raposa Serra do Sol.


A reunião foi motivada por notícia divulgada recentemente pela grande imprensa de que o Papa teria recebido lideranças indígenas da Raposa Serra do Sol e que teria se posicionado favoravelmente à homologação da reserva em área contínua. Os parlamentares são membros da Frente Parlamentar Católica na Câmara Federal.


A deputada Maria Helena expôs os problemas que estão sendo vivenciados pelas cerca de 500 famílias de não-índios que vivem na reserva, a precariedade dos serviços de saúde prestados aos índios e alertou também para a presença de ONGs estrangeiras na região.


“Uma análise das condições de vida dos índios de Roraima nos mostra que o isolamento não tem trazido benefícios para essas comunidades. Homologação pura e simples não é sinônimo de melhoria”, disse a parlamentar.


Ela aproveitou para entregar uma carta remetida ao Papa Bento XVI na qual relata os problemas que vêm ocorrendo em conseqüência da homologação contínua da reserva.


“Trata-se de defender não só os indígenas, mas também as pessoas de pequeno poder aquisitivo, que sobreviviam de atividades econômicas de pequeno porte e que estão sendo abandonadas à própria sorte”, comentou Maria Helena.


Nenhum comentário: