segunda-feira, 30 de junho de 2008

Reforma Agrária = má fé

Quem ainda não acreditar que Reforma Agrária é má fé, leia a matéria escrita por José Maria Tomazela em OESP, 29/6/08. Este Blog vai publicá-la em capítulos. Hoje segue o primeiro.
Assentamento do Paulinho (I)

O assentamento idealizado pelo deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força Sindical, em Piraju, a 330 quilômetros de São Paulo, virou modelo de desperdício do dinheiro público.

Os 302 alqueires da Fazenda Ceres adquiridos por R$ 2,3 milhões deveriam garantir a subsistência de 72 famílias de pequenos agricultores sem-terra. O projeto, envolvido num emaranhado de denúncias, fracassou
.

Na área se encontram de tudo - pedras, capoeiras, mato alto, capim braquiária, instalações em ruínas - menos lavouras. A maior parte das famílias assentadas voltou a trabalhar como bóia-fria em fazendas da região.

Não fosse pelas casas de alvenaria, dotadas de água encanada e de um sofisticado, e desnecessário, sistema de aquecimento solar, a vila construída ao custo de quase R$ 1 milhão para abrigar os assentados seria uma favela rural.

As ruas não têm iluminação nem calçamento e ficam intransitáveis quando chove. Não há coleta de esgoto e as fossas-negras contaminam o subsolo. Faltam escola, posto de saúde, estabelecimentos comerciais e transporte: na ida e volta à cidade, os moradores têm de caminhar 10 quilômetros.
xx

Comentário do Blog: Até quando os brasileiros vão pagar por uma Reforma Agrária que só conhece fracasso? Que Reforma é essa que não termina nunca e o que é reformado fica sempre pior do que antes? Quanto dinheiro do contribuinte já foi enterrado nessa tal de Reforma Agrária?

Nenhum comentário: