segunda-feira, 2 de junho de 2008

Espada de Dâmocles

Agronegócio desafia mil espadas


Dizer que alguém está “sob a espada de Dâmocles” significa que a qualquer momento algo de muito ruim pode acontecer ao pobre coitado.

O nome vem de certo Dâmocles, que vivia na corte de Siracusa, no século IV a.C..

Como freqüentava o palácio e era amigo do rei, expressava constantemente sua inveja do que considerava “delícias” proporcionadas pelo trono.

O rei, para mostrar-lhe o sacrifício que representa o poder, ofereceu-lhe um requintado banquete, deixando suspensa sobre a cabeça uma espada que pendia ameaçadoramente do teto, presa apenas por um único fio delgado.

Com isso, o invejoso Dâmocles entendeu a precariedade de certas situações. A expressão passou a simbolizar “um perigo iminente que paira sobre alguém”.

Dâmocles tinha uma única espada sobre sua cabeça.
No Brasil, o proprietário rural tem várias que respondem pelos nomes de Reforma Agrária, trabalho escravo, revolução quilombola, índices de produtividade, demarcação de terras indígenas, ambientalismo, MST e congêneres, CPT, CIMI, Incra, ONGs nacionais e internacionais.

Uma verdadeira conspiração que desapropria, expropria, persegue.

Com apoio e financiamento de fora do Brasil e do próprio governo, essas espadas estão prejudicando a produção, destruindo o campo brasileiro.
E ainda assim o agronegócio continua sustentando a economia do País!

Nenhum comentário: