quarta-feira, 11 de junho de 2008

Brasil vai plantar soja em Cuba...



... E será a bola da vez?

Em recente visita a Cuba, o ministro Celso Amorim disse que o Brasil vai assumir o posto da Venezuela como principal parceiro da antiga “Pérola das Antilhas”.

Diante de 40 empresários brasileiros que ele levou, e de representantes do regime cubano, Amorim afirmou: “Queremos ajudar na segurança alimentar de Cuba”.

Como parte da primeira fase de cooperação entre os dois países, as Forças Armadas Revolucionárias Cubanas (FARC) deverão aplicar um projeto da Embrapa de produção de soja em uma área de 35 mil hectares.

Até o momento, este Blog não conhece nenhum projeto da Embrapa para assentamentos de Reforma Agrária. Caso seja uma experiência, pode escrever que em breve teremos de internacionalizar nossas cestas básicas e bolsas famílias para alimentar cubanos...

Para o governo brasileiro, Cuba deverá tornar-se um “tigre” na América Latina, para quem nenhum outro país no mundo pode contribuir para a transformação econômica da ilha como o Brasil.

Depois de três horas a fio de conversa com o “presidente” Castro II, Amorim acha que Cuba aprendeu as lições de sua histórica dependência de um único parceiro econômico — EUA; depois, URSS; hoje, Venezuela; e amanhã...

Será que Castro II já pressente a queda de Hugo Chávez na Venezuela? Caso isso se dê, o Brasil será a bola da vez!

Nenhum comentário: