segunda-feira, 12 de maio de 2008

Não à propriedade comunitária!

Proposta indecorosa

A índia Celina Makuxi casada com o fazendeiro Raimundo Cardoso está indignada com a proposta do decreto de demarcação da Raposa Serra do Sol, pois ela e o marido só poderão permanecer na área se abrirem a propriedade para uso comum com os índios.

'Queria saber se o Lula vai abrir a casa dele para alguém estranho entrar lá. Eu comprei, paguei e não roubei minha terra de ninguém. O Lula não colocou um prego na minha casa', reclama Celina Makuxi com os olhos marejados.

A propriedade do casal tem 1.500 hectares. Raimundo diz ter certificado de posse de 1988, emitido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Ele acusa índios de já terem roubado parte de seu gado e que a FUNAI ofereceu indenização de R$ 27 mil (sic) para que deixassem a terra. Por seus cálculos, teria de receber 'no mínimo R$ 700 mil'.

Em frente à fazenda do casal, estão parados caminhões que aguardam a liberação da estrada RR-319, a Transarrozeira, bloqueada por índios que querem a saída deles de lá.

Raimundo critica a postura dos índios que impedem a passagem de fertilizantes e sementes usados nas lavouras de arroz: 'É uma agressividade, que nos tira o direito de ir e vir'.

Pobre índia Celina Makuxi! Ela pecou demais! Ela nunca deveria ter se casado com um branco! Sobretudo um branco proprietário de terra! E mais: produz arroz!!! Se pelo menos eles tivessem lutado contra a ditadura!!!

Fonte: paznocampo.org.br/Dom Bertrand

Nenhum comentário: